onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

IRAN SOLIDARIZA-SE COM VÍTIMAS DAS CHUVAS

O deputado Iran Barbosa (PT-SE) se solidarizou, nesta quarta-feira (13/5), com as vítimas das chuvas em Sergipe. Ele disse que está à disposição do governador Marcelo Déda (PT) e dos prefeitos para ajudar no que for preciso no sentido de minimizar o sofrimento de milhares de famílias, centenas delas, neste momento, desabrigadas.

Iran defendeu que o atendimento à população atingida pelas fortes chuvas que castigam o Estado seja rápido. Segundo o deputado, é preciso que o Governo Federal acelere a liberação de recursos para ajudar, especialmente, na reconstrução de casas.

Em Sergipe, centenas de famílias tiveram as casas destruídas. Essas casas têm que ser reconstruídas rapidamente. E é preciso atentar, ainda, para a questão de saúde nestas áreas, levando o que for preciso às famílias, como vacinas, por exemplo, observou.

Balanço divulgado nesta terça-feira (12/4) pela Defesa Civil aponta que, só em Aracaju, são quase duas mil pessoas atingidas pelos efeitos das chuvas. Vinte famílias estão em situação de risco no Alto da Jaqueira, 294 pessoas desabrigadas e 12 desalojadas.

Em todo o Estado, 13 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas. Em Estância, cerca de 10 mil pessoas, sendo que 180 delas estão desalojadas e 190 desabrigadas. Em Carmópolis, são 40 pessoas desabrigadas e em Itaporanga D´Ajuda existem outras 40. Nas cidades de São Cristovão e Maruim, os moradores também enfrentaram problemas com as chuvas.

É fundamental a demonstração de agilidade que deu o governador do Estado em busca de solucionar o problema, tanto visitando os locais atingidos pelas chuvas, como buscando a rápida articulação com os prefeitos e o governo federal?, afirmou Iran Barbosa.

Apelo - No caso específico de Estância, visitada pelo governador na última segunda-feira (11/5), o Deputado Iran Barbosa chama a atenção para a reivindicação dos moradores, que solicitam a reconstrução das residências em outro local.
Está comprovado que, se as residências forem reconstruídas nas áreas atingidas, nas próximas chuvas o problema se repetirá. Os moradores querem evitar perder tudo de novo, disse Iran.

No município, mais de 60 casas tiveram a estrutura comprometida e oito pontes de madeira, na zona rural, foram danificadas.

Patrimônio ameaçado - Historiadores analisam que esta teria sido uma das maiores enchentes, ocorridas nos últimos 40 anos na cidade de Estância. Para se ter idéia da força das chuvas, no último final de semana, a cabeceira da Ponte do Bonfim, inaugurada em janeiro de 1860 pelo imperador D.Pedro II, foi arrastada pela correnteza.

A forte chuva deixou intransitáveis bairros como Bonfim, Piauitinga, Posto de Areia, Camaçari e Vertente. Uma adutora rompeu e o abastecimento de água foi interrompido. Os moradores ficaram sem energia elétrica.

Iran disse que, em Estância, outro fator que preocupa é a ponte histórica, que teve parte de sua estrutura comprometida. Trata-se de um patrimônio histórico e, exatamente por isto, é preciso que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, acompanhe a reconstrução da ponte e ajude na realização desta obra, disse.

0 comentários:

INDICADORES