onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Iran debate PL que garante gratuidade nos ônibus aos 60

Idosos, aposentados, suas representações em associações, poder público e pessoas que atuam com a terceira idade participaram na segunda-feira, 11/05, no auditório da Fapese, do debate promovido pelo deputado Iran Barbosa (PT/SE), que discutiu com profundidade o Projeto de Lei 5.093/2009, de sua autoria, que estende o benefício das viagens gratuitas nos coletivos urbanos e semi-urbanos aos idosos a partir dos 60 anos. O PL objetiva alargar as conquistas sociais dos idosos ao lado da ampliação dos seus anos de vida.

“Estamos utilizando esses espaços de debate com todos vocês para podermos acumularmos conhecimentos e forças para que esse projeto, de grande importância e alcance social, porque beneficia os idosos, possa ser vitorioso lá na Câmara”, afirmou Iran.

Por meio de slides, o parlamentar petista explicou detalhadamente o seu projeto que, de acordo com o seu conteúdo, propõe alargar a idade para o benefício no uso do transporte coletivo urbano e semi-urbano, dos atuais 65 anos para os 60 anos. “E para isso estamos propondo alterações na Lei 10.741, o Estatuto do Idoso”, disse.

O PL amplia, também, os direitos assegurados aos idosos na preferência para uso dos assentos e na segurança no embarque, no trajeto e desembarque dos veículos.

“O projeto de lei prevê que ficam assegurados aos idosos, a partir dos 60 anos, não só os 10% dos assentos indicados com placas, pois caso essa quantidade não seja suficiente, os idosos teriam preferência também nos demais assentos. Porque entre um jovem ou adulto ficar em pé num ônibus em movimento e um idoso, é claro que a prioridade tem de ser dada ao idoso”, explicou.

No seu projeto, Iran defende, também, que os ônibus só se movimentem depois do motorista ou cobrador se assegurarem de que o idoso está acomodado no assento. “Observamos no dia-a-dia das grandes cidades que existe muito desrespeito ao idoso, que muitas vezes sofrem acidentes nos ônibus porque não se espera a sua acomodação no assento”, afirma o deputado.

Iran lembrou que, sendo aprovado, o PL vai beneficiar mais de 19,9 milhões de brasileiros, o correspondente a 10,5% do total da população do País, que é a parcela de idosos com mais de 60 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Não podemos esquecer que vivemos para um dia chegarmos a ser idosos, e essa parcela da população precisa cada vez mais de políticas públicas que melhorem a sua qualidade de vida, porque não adianta só viver muito, é preciso viver muito com qualidade”, afirmou.

Depois de detalhar o se projeto de lei, o deputado Iran Barbosa abriu o debate, para que todos pudessem falar. E as falas foram muitas, sempre destacando a importância do PL e o seu alcance social.

Impacto positivo

O senhor João Valmir, representando a Federação de Aposentados e Pensionistas do Estado de Sergipe (Fapise), avaliou que o PL 5093/2009, do deputado Iran Barbosa, é de extrema importância para os aposentados e pensionistas e, sendo aprovado, terá impacto positivo considerável nos seus orçamentos, que hoje estão muito sacrificados, por conta dos baixos valores das aposentadorias e pensões.

“Com esse projeto aprovado, ele irá resolver uma parte considerável dos nossos problemas, pois vai aliviar as despesas com transporte dos idosos, o que permitirá uma sobra para que ele possa gastar com os seus remédios, com uma alimentação melhor, e até poder sair de casa para se divertir. O que o deputado Iran está propondo é até motivo de orgulho para todos os sergipanos, pois esse projeto é de importância para todos os idosos do Brasil, que estão tão desassistidos”, disse.

Já o senhor Salomé, observou que o PL é muito bom e justo para com os idosos. Na sua opinião, o projeto sendo aprovado e sancionado, trará melhoria significativa para os idosos de todo o país.

“Não tenho a menor dúvida disso. Por isso, entendo que é um projeto que deve ter o apoio de todos os partidos, de todos os sindicatos, e deve contar com a união e o apoio de todas as associações de aposentados, de idosos, de bairros, enfim, para que todos acompanhem a evolução de projeto na Câmara dos Deputados e lutarmos para que ele seja aprovado, porque ele trará melhoria de vida para os idosos de todo o Brasil”, defendeu. “No que depender de mim, nos espaços onde puder defender o projeto, eu irei defender”, colocou.

0 comentários:

INDICADORES