onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 17 de maio de 2009

JACKSON BARRETO TEM PRONTA NA GAVETA EMENDA PARA TERCEIRO MANDATO DE LULA


A base do governo tem na manga, pronta para ser apresentada, uma PEC (proposta de emenda constitucional) que prevê um referendo sobre a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer a um terceiro mandato.A consulta ocorreria em setembro deste ano, a tempo de valer para a próxima eleição, caso o Congresso aprove a PEC.

A proposta é do deputado federal peemedebista Jackson Barreto (SE) e está guardada em seu gabinete.Ele já reuniu as 171 assinaturas necessárias para protocolar a emenda, a maioria vinda de PMDB, PT e outros partidos da base de Lula. Mas há também apoios da oposição.
A emenda tem apenas uma página e três artigos. O primeiro altera o parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição, que trata da reeleição.
O presidente da República, governadores de Estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser eleitos para até dois períodos imediatamente subsequentes, diz a nova redação proposta.O artigo seguinte afirma que a promulgação desta emenda fica sujeita a referendo popular, a ser realizado no segundo domingo de setembro de 2009.
Na justificativa que acompanha o texto, Barreto diz que não há razão lógica para se proibir um terceiro mandato sucessivo, mesmo porque, a rigor, cabe ao eleitorado decidir sobre a continuidade ou a descontinuidade da gestão posta ao crivo das urnas.
Dilma - O deputado afirma que pretendia apresentar a emenda em abril, mas desistiu ao saber do câncer da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do governo a presidente. Seria muito indelicado, disse.Ex-prefeito de Aracaju, Barreto, 65, afirma que não sabe quando entregará a proposta. Questionado, ele dá a entender que a emenda é um trunfo para o caso de Dilma ter de abandonar a disputa. Vai depender de como as coisas evoluírem.
A instituição do terceiro mandato não é encampada oficialmente pelo PT, mas alguns líderes já defenderam sua discussão, como o ex-prefeito de Recife João Paulo Lima e Silva e o senador João Pedro (AM). Fora do partido, é partidário da tese, por exemplo, o presidente do PTB, Roberto Jefferson.

Barreto diz que tomou a iniciativa por sua própria vontade. Eu acredito na tese do terceiro mandato, afirma.
Se protocolado, o projeto seguirá o trâmite normal das emendas: primeiro será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que é controlada pelo PMDB.
De lá, segue para uma comissão especial, que analisará o mérito, e depois passa por duas votações no plenário, em que são necessários dois terços dos votos. Aprovada, repete o mesmo trâmite no Senado.O tempo é exíguo, mas a experiência mostra que, havendo interesse da base do governo de aprovar rapidamente emendas constitucionais, isso é possível. Tudo depende da vontade.
O PMDB controlará grande parte de uma eventual tramitação, e foi esse o partido que deu ao projeto o maior número de assinaturas. A coleta foi feita em fevereiro e março. São 40 deputados, quase metade da bancada. Em seguida vem o PT, com 28 assinaturas.
Outras 87 assinaturas foram colocadas por congressistas de todos os outros partidos da base aliada. Na oposição, são 16 assinaturas de apoio: 10 no DEM, 5 no PSDB e 1 no PPS.
No total, exatos 171 deputados (mínimo necessário) assinaram a emenda. Outros dois licenciaram-se do mandato desde que a coleta foi feita por Barreto, entre fevereiro e março. Ninguém assinou sem saber. Todo mundo ali tinha consciência do que estava apoiando, disse Barreto.
Os signatários pertencem majoritariamente aos chamados baixo e médio cleros. Nenhum líder partidário apoia oficialmente a emenda, e apenas um integrante da Mesa, o quarto secretário, Nelson Marquezelli (PTB-SP), assinou.Teoricamente, os parlamentares não estão necessariamente apoiando o mérito da proposta, apenas colaborando regimentalmente para que a emenda tramite. Na prática, é possível dizer que muitos dos que assinaram são entusiastas do terceiro mandato.

É provável que muitos dos oposicionistas que assinaram a proposta de Barreto retirem os nomes se houver pressão dos líderes de seus partidos.Por outro lado, o peemedebista tem ainda fartas reservas governistas para explorar e poderá recompor facilmente eventuais perdas.
Um dos que ainda não as- sinaram, por exemplo, é o pioneiro da defesa do tema, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP)
- De Fábio Zanini, da Sucursal da Folha, em Brasília.
FAXAJU

1 comentários:

Esteban Crustille disse...

DESABAFO DE UM JOVEM DESINLUDIDO !!

TERCEIRO MANDATO PARA LULA É GOLPE !!

Sempre procuro conversar com meu avô, sobre política e perspectiva de Brasil.
Ele não é partidário a ninguém, e na atualidade ele estar muito decepcionado com o governo pelas inúmeras contradições que pratica.
Sou Jovem, tenho 22 anos e por muitas vezes confundo-me em ver absurdos por parte de políticos brasileiros onde primeiro visam a se próprio só para depois esta nação.
Não sou nacionalista, e muito menos tenho entusiasmo com esta ditadura disfarçada de nacionalismo tipo: Hugo Chávez e Fidel, onde Lula no fundo, no fundo gostaria de copiar.
Também não sou partidário ou até mesmo admirador de algum partido, apenas tento compreender o que acontece em nosso Brasil
Tento compreender, O porquê Lula e PT que sempre se dizem sério e transparente não aceitam uma investigação na Petrobrás .
A Petrobras é patrimônio público , não pertence ao PT e muito menos a Lula ou a qualquer outro partido.
Tento entender porque Lula e PT têm tanto medo de uma investigação nesta estatal e em outras.
PORQUE !?
Se Vocês do Governo e partido do PT não devem, então porque temem?
Realmente em meus poucos anos de vida , já estou decepcionado e não acreditando em + nada deste governo que mente e tenta nos iludir com promessas falsas e ilegítimas.
Meu avô não quer + falar sobre política e muito menos sobre este governo, ele diz que a maior decepção do governo Lula para ele , foi observar que Nossos visinhos : Bolívia, Cuba, Venezuela, Equador, Argentina e Paraguai fazem o que querem com o Brasil e Lula aceita calado com o rabo entre as pernas.
Sinceramente, estou pasmo com a falta de patriotismo e seriedade deste governo que entrega o bem do Brasil para os visinhos que sempre estão nos ameaçando e tomando propriedade do Brasil na força e no grito.
Chego a simples conclusão que este governo omite e mente, que este governo prejudica a nação em pró de seu partido e na esperança de se perpetuar no poder.
Lula é esperto e muito raposa, ele ataca para se defender, e com isso tentar evitar uma CPI na Petrobrás.
Se Lula e o PT têm medo de uma investigação a fundo, é porque DEVE!
Tem rabo preso!!!

Minha modesta opinião.
Esteban
22 anos
Universitário

INDICADORES