Invenção facilita a colheita e evita ferimentos. Vencedor foi premiado com computador, impressora, TV e câmera digital.
Colheitadeira de mamona, projeto vencedor do
Prêmio de Criatividade Rural (Foto: Welton José de Melo/Divulgação/EMATER)
Uma colheitadeira manual de mamona foi vencedora do 4º Prêmio de Criatividade Rural em Minas Gerais. O projeto é de um agricultor da cidade Matias Cardoso, localizada no norte do estado. Antônio Aparecido Dias Correia superou outros 150 projetos.
O desenvolvimento da idéia teve a orientação do técnico Welton José de Melo. Para confeccionar a colheitadeira foram usados canos de PVC, suporte de retrovisor de bicicleta usado e um copo de alumínio velho. Além de facilitar a colheita, a intenção é reduzir o desperdício.
Foi observado que o equipamento duplica a colheita diária por trabalhador e evita ferimentos nas mãos, comuns na colheita manual, originados pelos espinhos da mamona.
O coordenador técnico do concurso, engenheiro agrônomo Waldyr Pascoal Filho, ressaltou que todos os projetos que participaram do concurso demonstram que a criatividade dos produtores é uma ferramenta essencial para resolver uma dificuldade com baixo custo.
Os vencedores apresentaram soluções que cobriram os critérios de economia de tempo, redução de custos e melhoria no desempenho das tarefas, além de apresentar a possibilidade de aumentar a renda familiar.
Agricultor Antônio usando a colheitadeira de mamona
(Foto: Welton José de Melo/Divulgação/EMATER)
“Muitas vezes o produtor utiliza uma tecnologia em seu negócio que tem como objetivo resolver o seu problema. A solução encontrada pode ajudar também outros produtores que passam pelas mesmas situações e ainda ser premiada”, enfatiza o engenheiro.
Pela idéia, o agricultor foi premiado com um computador, uma impressora, uma televisão e uma câmera fotográfica digital. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é responsável pelo evento.
“O prêmio reforça a importância da valorização do produtor rural. Com soluções simples, eles conseguem melhorar muito a vida no campo e até a produtividade”, afirma o presidente Emater-MG, José Silva Soares.
FAXAJU




0 comentários:
Postar um comentário