onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

IBGE abre inscrição para 33 mil vagas; veja como se preparar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário em mais de 5,5 mil cidades para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais.

O órgão informa ainda que no ano que vem serão abertas outras 200 mil vagas temporárias para o cargo de recenseador. Os contratos duram de seis a 12 meses.

DICAS DE ESTUDO

De acordo com Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, para as 33 mil vagas de agente veja aqui o edital , o candidato deve se dedicar igualmente a todas as matérias previstas para cair na prova.

Todos os cargos têm em comum as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e informática. Para essas matérias ele recomenda que sejam feitas provas anteriores da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, ou de cargos de nível médio do IBGE.

O candidato deve acertar pelo uma questão de cada matéria para não ser eliminado. Além disso, todos os cargos, com exceção do agente administrativo, terão prova de conhecimentos técnicos, cujo conteúdo a ser estudado está em anexo no próprio edital. “É importante que o candidato saiba todo o conteúdo, memorize, faça resumos, crie perguntas e as responda para exercitar a memorização”, diz De Lucca.

Para Lia Salgado, autora do livro “Como vencer a maratona dos Concursos Públicos”, como o estudo dos conhecimentos técnicos terá a mesma fonte para todos os candidatos, ela recomenda pegar o roteiro que está no edital o quanto antes e colocá-lo “debaixo do braço”. Mas ela alerta: “É essencial compreender as informações, caso contrário, fica difícil memorizá-las”.

Segundo ela, fazer exercícios – com consulta - a cada ponto da matéria aumenta significativamente a retenção da informação. Além disso, sublinhar o que for mais importante e fazer esquemas, quadros que organizem as informações, ajudam bastante a fixar os conteúdos.

Lia recomenda fazer um quadro de horários, definir a distribuição de matérias e reservar as duas últimas semanas para revisão dos conteúdos. “Nessa hora, deixe mais tempo para revisar as disciplinas que valerão maior número de pontos na prova”, diz.

Leia mais no G1

0 comentários:

INDICADORES