onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Iran reafirma compromisso com a luta dos negros e destaca conquista das comunidades quilombolas

 Famílias de Lagoa dos Campinhos e Mucambo terão as terras reconhecidas neste Dia da Consciência Negra; deputado fez apelo para que todos tenham igualdade real de oportunidades

O deputado Iran Barbosa (PT-SE) reafirmou, nesta semana, na Câmara Federal, o seu compromisso com a luta da população negra. Em seu pronunciamento, o deputado adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará, em Salvador, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, para assinatura de decretos que vão regularizar terras que passarão a pertencer a famílias quilombolas.

Dentre os 30 territórios que serão reconhecidos pelo Governo Federal, dois são de Sergipe: Mucambo, em Porto da Folha, e Lagoa dos Campinhos, em Amparo do São Francisco.

Na cerimônia, que ocorrerá na capital baiana, o presidente Lula assinará decretos regularizando 342 mil hectares de terras que passarão a pertencer a 3.818 mil famílias quilombolas.

“Sem dúvida nenhuma, é uma grande conquista do povo quilombola em nosso Governo que faço questão de deixar registrada”, considerou Iran.

O deputado lembrou que essa luta tem muita colaboração das comunidades sergipanas. “Não foram poucas as vezes que as comunidades reivindicaram este direito”, disse.

No mês passado, em reunião articulada por Iran, ocorreu uma audiência na Casa Civil, em Brasília, entre representantes das comunidades quilombolas de Sergipe e os mandatos do deputado petista e da deputada estadual Ana Lúcia (PT-SE).

Na audiência, os representantes das comunidades quilombolas cobraram a assinatura dos decretos ao subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Beto Ferreira Martins Vasconcelos, que garantiu que o presidente Lula iria assinar os decretos ainda este ano.

Reflexão – Segundo Iran, o dia 20 de novembro deve servir de reflexão para todos os brasileiros sobre as inúmeras injustiças sofridas pelos negros, no período da escravidão, nas senzalas, no campo e nas cidades.

“O Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade. No mercado de trabalho, ocupam funções menos qualificadas, têm menos acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e são as maiores vítimas da violência nas periferias das grandes cidades”, afirmou o deputado federal.

Na tribuna da Câmara, Iran disse que é preciso ampliar a promoção das políticas públicas voltadas às comunidades de afrodescendentes, como aprovar o sistema de cotas nas universidades públicas. “Essa é uma tarefa de todos”, afirmou.

Iran fez questão, ainda, de ressaltar ações positivas, como a regularização das terras quilombolas e a aprovação, em setembro deste ano, pela Câmara, do Estatuto da Igualdade Racial.

O deputado fez, ainda, um apelo aos demais parlamentares e à população brasileira para que se comprometam, cada vez mais, com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades. 

“Essa é a melhor forma de fazermos justiça social e homenagearmos os negros e as negras do nosso País”, disse.

Comemorações – O deputado Iran Barbosa participa das comemorações do Dia da Consciência Negra, em Sergipe. Na programação, está prevista uma caminhada estudantil e um cortejo afro, entre outras atividades.

DEP.IRAN BARBOSA

0 comentários:

INDICADORES