onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Professores: 14º aprovado no Senado

 Correio Braziliense

Mais de 2 milhões de professores e funcionários das escolas públicas dos estados, Distrito Federal e municípios podem ser beneficiados com a criação de um 14º. Aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, o Projeto de Lei nº 319/08, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), concede o benefício aos profissionais dos estabelecimentos de ensino que atingirem Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) igual ou superior a 50%, durante o ano letivo. Contrária à proposta, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o incentivo gera insatisfação e cria competição.

Ex-ministro da Educação e ex-governador do DF, Cristovam Buarque acredita que a gratificação é o primeiro passo para melhorar o nível dos professores. “Espero que o benefício seja implementado no próximo ano. Porém, se eles (governadores e prefeitos) quiserem, já poderiam viabilizar ainda em 2009”, afirma. A proposta também estende o 14º aos docentes das escolas de ensino fundamental.

Cético, o secretário-geral da CNTE, Denilson Bento da Costa, observa que o 14º beneficia um segmento de professores em detrimento de outro. “Defendemos a criação de benefícios lineares para todos os docentes ”, critica. Segundo ele, a CNTE vai trabalhar contra a aprovação no Congresso. O projeto segue para a Comissão de Assuntos Sociais do Senado, em decisão terminativa. Se passar pelo crivo dos senadores, será remetido direto à Câmara dos Deputados.

0 comentários:

INDICADORES