onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Para Iran, país precisa saldar sua dívida histórica na educação com políticas públicas de Estado

 Parlamentar da Comissão de Educação e Cultura da Câmara falou durante a etapa estadual da Conferência de Educação, que aconteceu nesta segunda-feira

Representando a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, o deputado federal Iran Barbosa, PT/SE, participou da solenidade de abertura da Conferência Nacional de Educação de Sergipe, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, no Teatro Tiradentes, em Aracaju. Na ocasião, Iran reforçou o desafio da discussão posta e o caráter da conferência como instrumento de superação da dívida histórica que o país tem no campo da educação. A etapa é preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontece no final de março e início de abril do ano que vem, em Brasília.
Para Iran, é preciso superar desafios históricos e seculares no campo da educação. “Porque o Brasil ainda não conseguiu dar a resposta que a população precisa nessa área. Os dados que temos no campo social e educacional no país atestam que a nossa tarefa de socializar o conhecimento não está sendo cumprida como deveria, gerando o desafio para todos nós nesta Conferência de mudar essa realidade com políticas públicas de Estado”, destacou Iran.
O parlamentar, que participou de todas as etapas preparatórias de Sergipe, enfatizou que o momento é especial na história da educação do país, porque pela primeira vez se conseguiu realizar uma conferência de educação envolvendo todos os níveis e modalidades educacionais e colocar em debate todas as discussões em andamento no campo da educação.
“Esta é uma conferência que chama a sociedade para discussão de dois temas centrais para a criação de uma política nacional de Estado para a educação, que são as elaborações de um Sistema Nacional de Educação e do novo Plano Nacional de Educação”, diz.
Mobilização
Para Iran, é fundamental a mobilização da sociedade para participar do processo nas conferências. Mas assegurou que a sociedade tem de ter resposta do poder público às propostas colhidas nas etapas, se aprovadas na CONAE.
“A nossa crença é a de que o documento que for produzido como resultado da Conferência Nacional de Educação sirva, efetivamente, para incluir as suas formulações como políticas públicas no campo da educação. Não vamos aceitar que o povo brasileiro seja mobilizado, com alunos, pais de alunos, professores e técnicos, dê a sua contribuição no campo da educação e essas contribuições não serem consideradas para fins de definição das políticas públicas. Vamos estar atentos, vigilantes e cobrando do gestor público”, enfatizou.
“É por isso que sempre peço às pessoas que estão participando dos debates da CONAE, para que prestem atenção naquilo que está sendo referendando, porque iremos cobrar dos gestores públicos a implementação; e da sociedade, o acompanhamento e a fiscalização”
Sistema Nacional
Segundo Iran, a luta é pela formulação de um Sistema Nacional de Educação que leve em conta as especificidades de cada unidade federada, respeitando a suas autonomias, mas que consiga dar forma e liga a tudo que esta sendo debatido nacionalmente no que tange à educação.
“É preciso também produzir um novo Plano Nacional de Educação, que vigorará pelos próximos dez anos, que represente o compromisso do Estado brasileiro em dar resposta a tudo aquilo que ainda não conseguimos resolver no campo da educação”, disse o petista, lembrando que países vizinhos do Brasil, em condições muito menos favoráveis, conseguiram avançar na resolução dos seus problemas educacionais
“E nós ainda estamos por conquistar esses avanços. Portanto, essa é uma tarefa para todos nós que estamos participando desta Conferência: dar resposta aos desafios ainda sem solução que persistem no campo da educação no Brasil”, defendeu o petista.
Para ele, a Conferência de Educação, além de histórica e fundamental, é, entre todas as já realizadas, especialmente estratégica. “Esperamos que ela tenha conseqüências, e que essas conseqüências possam responder aos desafios que ainda não conseguimos superar no campo educacional. E que nós possamos levar, de Sergipe para Brasília, contribuições que sejam as mais representativas dos debates qualificados que temos feito em todas as etapas locais, e que ajudem a melhorar a educação deste país”, destacou o deputado.
Palestrante
No período da tarde, o deputado Iran Barbosa foi o palestrante do eixo temático IV da COANE, “Formação e Valorização dos Profissionais de Educação”. A palestra aconteceu no Radisson Hotel, na Orla de Atalaia.

FONTE:DEP.IRAN BARBOSA

0 comentários:

INDICADORES