onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 28 de junho de 2009

20 pessoas mortas por afogamento este ano

Texto: Célia Silva / Foto: Jorge Henrique/Arquivo JC


O Subgrupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Sgmar/CB) registrou este ano, 20 mortes por afogamentos no Estado, três deles ocorridos nesse último final de semana. Um corpo continua desaparecido, o que deverá aumentar esse número e chegar bem perto das estatísticas do ano passado, quando foram registrados 27 óbitos por afogamento. O SGMAR/CB alerta os banhistas para nunca avançar no mar, rio ou açude sem conhecer o local.
De acordo com o oficial do SGMAR/CB, 2º tenente Márcio Fábio Silva Caldas, das 20 mortes registradas este ano, 17 aconteceram em açudes e rios. Ele acredita que a cheia desses mananciais acabou tornando esses locais mais perigosos. “Muitas vezes, a pessoa entra sem conhecer o local, ou então, entra e é acometido por uma câimbra. É preciso ter muito cuidado e nunca entrar em rios, mar ou açudes que não conhece nem sozinho, mas em grupo”, falou. Ele lembrou do perigo de mergulhar após ter ingerido bebida alcoólica ou ter comido algum alimento pesado.
Além das mortes, o SGMAR/CB registrou este ano 64 princípios de afogamentos, contra 144 no ano passado. O tenente explicou que são casos de pessoas que são salvas pelos guarda-vidas em todo o Estado. Grande parte dos corpos foram resgatados de rios e açudes no interior do Estado.
Aracaju tem duas praias consideradas bastante perigosas: Coroa do Meio e Atalaia. Nesses dois locais, os banhistas devem redobrar os cuidados por causa das correntes marinhas que cavam valas na areia da praia e que junto com as correntes acabam levando o banhista para fora da arrebentação.
O tenente Caldas deu as seguintes dicas para o banhista: nunca entrar em locais desconhecidos; sempre tomar banho em grupos e nunca só; nunca entrar na água após ingerir alimento pesado, como feijoada ou mocotó; nunca entrar na água após ingerir bebida alcoólica; buscar informações sobre o local com algum nativo ou com o guarda-vidas e se afastar de locais que pareçam uma piscina, pois há indícios de profundidade maiores que em outros locais.

JORNAL DA CIDADE

0 comentários:

INDICADORES