onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lei Seca reduz internações e óbitos em mais de 20%

Avaliação do Ministério da Saúde mostra que foi positivo o impacto da nova legislação de trânsito

Um ano após entrar em vigor no Brasil, a Lei Seca mostra resultados positivos que confirmam a importância de manter e intensificar a fiscalização de motoristas que dirigem embriagados. De acordo com levantamento divulgado hoje, 17, pelo Ministério da Saúde, o número de internações provocadas por acidentes de trânsito nas capitais brasileiras reduziu de 105.904 no segundo semestre de 2007, para 81.359 no segundo semestre de 2008.

Ao todo, foram menos 24.545 hospitalizações - o que representa queda de 23% nos atendimentos às vítimas do trânsito financiados pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Quando avaliadas as internações registradas nas capitais, entre o primeiro e o segundo semestre de 2008, houve redução de 3.325 internações por acidentes de trânsito, uma queda de 4%.

O impacto positivo da Lei Seca, de 20 de junho de 2008, foi perceptível também na redução da mortalidade. No segundo semestre de 2008, foram registradas 2.723 óbitos relacionados aos acidentes de trânsito, contra 3.519, no segundo semestre de 2007. Portanto, ocorreram menos 796 óbitos - redução de 22,5%.

A redução do número de óbitos e internações provocadas pelo trânsito mostra que a lei vem protegendo vidas. Medidas legislativas como o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei Seca têm sido importantes para a prevenção dos acidentes de transporte terrestre, com consequente diminuição da morbimortalidade por essas causas.

Para o MS, a Lei Seca está em consonância com as ações do ‘Programa Mais Saúde’. “É uma conquista da população e para a saúde pública brasileira”, afirma Deborah Malta, coordenadora da área de Doenças Não Transmissíveis. Para ampliar os bons resultados, devem ser mantidas e potencializadas a fiscalização e ações de comunicação e educação, de forma continuada e sistemática.

 

CIRFORM ONLINE

0 comentários:

INDICADORES