onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

SIMÃO DIAS: UMA HISTÓRIA DE MUITAS HISTÓRIAS

Simão Dias vai completar 119 anos de emancipação política no dia 12 de junho. Para comemorar essa importante data a prefeitura municipal está organizando vários eventos nessa sexta-feira (dia 12/06), como: o hasteamento das bandeiras, missa solene e retreta com a Filarmônica Lira Sant’ana.

A Secretaria Municipal de Educação também está organizando um evento comemorativo, com a mobilização e participação das escolas municipais, trata-se da Exposição “Simão Dias: Uma história de muitas histórias”, com trabalhos produzidos por professores e alunos, que ocorrerá a partir das 9:00 horas no Colégio Fausto Cardoso (dia 12). Com um tema hiper sugestivo a escolas municipais vão explorar o riquíssimo universo histórico da nossa cidade. Um detalhe interessante que o tema retoma é a grande contribuição que cada simãodiense tem na composição de nossa história, pois a história de Simão Dias é o conjunto da história de seus munícipes. Infelizmente a nossa forte tradição e representação política no cenário estadual dão a falsa idéia que Simão Dias se resume a um celeiro de políticos, e que essa seria a nossa maior vocação. A verdade é que Simão Dias é muito mais do que uma terra de políticos bem sucedidos. É também um celeiro de intelectuais, artistas e de grandes músicos.

Outra característica peculiar de Simão Dias é de ser uma cidade bonita, alegre e culta, características que são reflexo do conjunto de sua população. Infelizmente a história oficial sempre sacrifica os verdadeiros atores da história. As placas descerradas nas inaugurações ou os documentos oficiais sempre trazem o reconhecimento a quem tomou a decisão, mas nunca a quem realmente realizou as obras, quem botou a mão na massa ou quem assentou os tijolos.

A prosperidade e o crescimento de Simão Dias se devem aos trabalhadores e agricultores, que ano a ano, geram as nossas riquezas. São esses munícipes que devem receber os nossos parabéns nessa data comemorativa. Em síntese, a história de Simão Dias é soma das histórias particulares de cada simãodiense. Tenho certeza que o nosso Memorial seria muito mais interessante, se ao invés de referendar a importância histórica de alguns poucos líderes, fosse um espaço para armazenar, também, a memória coletiva do povo. Precisamos caminhar nessa direção!

POR MARCELO DOMINGOS DE SOUZA

FONTE: UMA OUTRA VERSÃO

0 comentários:

INDICADORES