onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

3º mandato Deputados apóiam PEC de Jackson

Se engana quem pensa que o deputado federal Jackson Barreto (PDT-SE) está sozinho na proposta de emenda à Constituição que faculta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o direito de disputar o terceiro mandato, prerrogativa que seria estendida aos atuais governadores e prefeitos. Parlamentar experiente, da safra de oposicionistas que articularam a candidatura de Tancredo Neves no colégio eleitoral quando a campanha das Diretas Já parecia imbatível, Jackson joga de comum acordo com alguns dos integrantes do alto clero da Câmara dos Deputados.

Um deles é o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), para quem o establishment nacional estaria a favor da reeleição do presidente Lula. Outro, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que vem defendendo enfaticamente o terceiro mandato nas discussões internas do PMDB. O ex-ministro das Comunicações Eunício de Oliveira (PMDB-CE) completa o estado-maior da “terceira via”. Avaliam que é preciso ter uma alternativa para 2010, caso a quimioterapia do linfoma da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), acabe inviabilizando sua candidatura à sucessão de Lula.

A grande esfinge é o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que reluta em arquivar o projeto de emenda constitucional derrubado pela retirada de assinaturas da oposição e reapresentado por Barreto, supostamente sem amparo regimental. Cotado para ser o vice de Dilma, se o presidente Lula for candidato outra vez, seus colegas avaliam que Temer talvez aceite o sacrifício.

Matéria completa para assinantes do Correio Braziliense

Ne Notícias

0 comentários:

INDICADORES