onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 21 de junho de 2009

Iran debate implantação da Gestão Democrática em Propriá

“Não há qualidade social na educação sem a implantação da gestão democrática”, com essa frase o deputado federal Iran Barbosa (PT/SE) iniciou sua palestra, na tarde da última quinta-feira, 18/6, durante o Seminário sobre Gestão Democrática, realizado no município de Propriá.
O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), e reuniu dezenas de professores no auditório do fórum da cidade.
O deputado e professor Iran Barbosa parabenizou a categoria do magistério municipal de Propriá e os esforços do prefeito Paulo Britto (PT) porque, naquela localidade, o piso salarial e a gestão democrática têm sido implantados pela via do diálogo permanente entre a Administração Municipal e a categoria.
“Não tenho dúvidas de que o piso, a gestão democrática e o atendimento a outras demandas da comunidade escolar vão produzir qualidade social na educação no município e pode ser um modelo para as demais administrações públicas”, disse Iran.
O deputado, em sua palestra, chamou a atenção para o tipo de compreensão que temos sobre o tema “qualidade”, quando o assunto é educação pública. Ele fez uma retrospectiva histórica da implantação do conceito de qualidade aplicado à educação no Brasil.
“Hoje, a qualidade que defendemos é a qualidade social, fruto de muito trabalho e luta de grandes pensadores da esquerda brasileira na década de 90. É uma qualidade na educação que pressupõe compreender e agir diante das pessoas como sujeitos de direitos”, defende o deputado.
Iran Barbosa lembrou que qualidade não é uma lógica aplicada a índices apenas, ou seja, tem qualidade quem mais aprova no vestibular. “Não é dessa qualidade que estamos falando. O acesso à universidade é muito importante, mas qualidade social é o complexo que se aplica no processo ensino-aprendizagem”, analisa Iran.
Para ele, a qualidade social na gestão democrática não passa apenas pela eleição direta de diretor de escola. O deputado acredita que essa ação, inclusive, é uma parte importante, mas pequena diante da grandiosidade da gestão democrática escolar.
“Qualidade social na educação se expressa pela capacidade de apreender e atender demandas sociais através de ações efetivas geradoras de serviços, bens e direitos. Isso implicada em qualidade política, material e moral”, disse Iran.
O deputado, que esteve no seminário promovido pelo Sintese representando a Comissão de Educação da Câmara, garantiu que a qualidade social na educação apresenta dois princípios fundamentais: autonomia e participação. Além deles, Iran chamou a atenção para a valorização dos trabalhadores em educação; para o papel do currículo; para a importância do ambiente escolar e outros pontos relevantes para a efetiva qualidade social da educação.
Depois da exposição, vários professores fizeram questionamentos, especialmente sobre atuação do conselho escolar, gestão administrativa e financeira das unidades escolares, aposentadoria, sistema de avaliação de professores, entre outros.
PORTO DA FOLHA - No início da tarde desta sexta-feira, dia 19 de junho, o deputado federal Iran Barbosa participa, à convite do prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, da assinatura de ordens de serviços de pavimentação em duas comunidades naquele município: Lagoa do Rancho e São Domingos.
Essas obras de drenagem e pavimentação só estão sendo realizadas graças a emendas ao Orçamento Geral da União que foram apresentadas pelo deputado Iran Barbosa em benefícios dos moradores de Porto da Folha.

SINTESE

0 comentários:

INDICADORES