onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Saúde tranquiliza sergipanos com relação à gripe suína

Saúde tranquiliza sergipanos com relação à gripe suína

Apesar da confirmação de quatro casos da nova gripe, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), não há motivos para a população sergipana ficar em pânico. O alerta é do infectologista Marco Aurélio Góis, da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica (Covepi). Segundo ele, não há constatação de que o vírus esteja circulando no território estadual, portanto só devem suspeitar da doença as pessoas que vieram de países afetados ou que tiveram contato com esses passageiros.

“Porém, essa preocupação somente é válida se a pessoa apresentar sintomas de gripe. Nesse caso, deve-se procurar o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), definido pelo Ministério da Saúde como unidade referência para emergências em saúde pública”, esclareceu Marco Aurélio, acrescentando que no HUSE o plantão de infectologia é quem recebe os casos. “Diante da suspeita, é feita a coleta das amostras de sangue e o paciente é logo submetido ao tratamento”, acrescentou.

De acordo com ele, o tratamento se inicia antes mesmo que o resultado laboratorial seja confirmado, o que somente ocorre dias depois. “É como acontece com as suspeitas de dengue. Não se deve esperar a confirmação para tratar o paciente, pois nesse período o quadro pode se agravar e até evoluir para óbito”, explicou o infectologista. No caso da nova gripe, o tratamento é feito com o uso de medicamentos e o devido isolamento do paciente, seja na unidade hospitalar ou em domicílio, justamente para evitar a circulação do vírus.

Desde as primeiras suspeitas em Sergipe, a partir da situação de um casal que veio da Nova Zelândia, o laboratório da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, já descartou seis casos no estado, confirmou quatro e atualmente mantém cinco em investigação. “Desses cinco, um é contato de um dos quatro casos confirmados e os demais são pessoas que chegaram de viagem da Argentina e do Chile nos últimos dez dias”, informou Marco Aurélio.

0 comentários:

INDICADORES