onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ORIGEM DO SÃO JOÃO

As Festas Juninas são originárias da Europa, chegando ao Brasil a partir de 1500, quando os portugueses iniciaram a colonização, trazendo consigo as tradições do seu país, dentre elas as Festas de São João (24 de junho), que foram completadas segundo a tradição católica pelas comemorações de São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho).
No continente europeu as festividades juninas coincidiam com o período Solstício de verão. Já no Brasil o período é Solstício de inverno, época que coincide com a realização dos rituais para a preparação das colheitas e dos novos plantios. O período que vai de junho a setembro corresponde à época de fartura e evocação da fertilidade, sendo também a época da seca em muitas regiões do Brasil.
As festividades juninas reúnem uma série de rituais e tradições realizados durante todo o mês de junho, incluindo muitas festas que congregam todas as comunidades em danças, cantos, rezas e muita fartura de comida. Nesse período deve-se agradecer a abundância, reforçar os laços de parentesco (as festas são ótimas ocasiões para alianças matrimoniais.

0 comentários:

INDICADORES