O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro assinou Contrato de Adesão ao Serviço de Comunicação Multimídia para as Escolas Públicas Urbanas e o Termo de Doação com Encargos e Outras Avenças. O evento formaliza a prestação não onerosa do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) por meio de conexão à Internet Banda Larga que utiliza a rede de dados da Oi, para as Escolas Públicas Urbanas do ensino fundamental e médio, em cronograma aprovado pelo MEC.
A reunião ocorreu na sede da operadora Oi, localizada em Aracaju, na presença da executiva de Relações Institucionais da Operadora do Serviço Telefônico, Miriam Nunes Carvalho, da Analista de Relações Institucionais Luzi Karla Valadares e do Gerente de Vendas Marcos Paulo de Abreu Lopes. Estando presentes ainda Oswaldo Gomes da Silva, representando a área de Tecnologias da Informação e Comunicação-SMECL e o vereador Baiano.
O Projeto, que será implementado em 56.685 escolas públicas até dezembro de 2010, tem três frentes de ação. A primeira é a instalação dos laboratórios de informática no âmbito do Proinfo. A segunda é a conexão de internet em banda larga, que as operadoras levarão gratuitamente às escolas até 2025, atualizando a velocidade periodicamente. A terceira frente do programa Banda Larga nas Escolas é a capacitação dos professores. Para tanto, estão sendo oferecidos cursos à distância, que são acompanhados pela Secretaria de Educação a Distância do MEC.
Foi previsto pelo projeto que 40% das escolas públicas de educação básica laboratórios de informática com internet banda larga em 2008. Em 2009, mais 40% das escolas serão atendidas e, em 2010, esse percentual será estendido aos 20% restantes. O serviço vai beneficiar 37,1 milhões de estudantes quando estiver plenamente implantado. Estima-se que 86% dos alunos serão alcançados pelo programa.
Em Lagarto, estão inicialmente sendo atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas, oito escolas municipais, sete escolas estaduais e um Pólo UAB. O projeto prevê, ainda, que aonde a conexão ADSL não for possível, ocorrerão o atendimentos através do Programa GESAC (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão).
Estão sendo beneficiadas com Laboratórios de Informática Educativa, através das distribuições Proinfo Urbano e Proinfo Rural, 61 escolas da rede municipal de educação de Lagarto, com solução multiterminal, wireless. São seis escolas da zona urbana e 55 escolas da zona rural, cujos espaços estão sendo adequados para a utilização pedagógica dos recursos.
Dentro do processo de capacitação, promovido através do Proinfo Integrado em parceria com estados e municípios, está sendo ofertado o curso Tecnologias na Educação. Ensinando e aprendendo com as TIC, com carga de 100h, sendo 36 horas presenciais e 64 horas à distância, utilizando Linux Educacional e o ambiente e-proinfo, que está ocorrendo nos três Pólos localizados em Lagarto, tendo sido inscritos 150 professores da rede pública municipal de educação, distribuídos entre as 11 turmas disponibilizadas.
Ao total, são mais de 700 professores das redes públicas municipal e estadual inscritos em 32 turmas distribuídas entre os nove Pólos, localizados em: Boquim, Lagarto, Poço Verde, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto e administrados através do NTE II/Lagarto, fazendo parte da ação simultânea que está ocorrendo em todo o estado, e em todo o território nacional.
As ações fazem parte da meta municipal de informatização das escolas públicas e implantação dos sistemas de informações gerenciais, possibilitando entre outros a realização da matrícula on-line. E que para tanto é necessário prover da infra-estrutura necessária para operacionalização e funcionamento.
Dentro de um caráter de utilização sócio-pédagógico e em parceria com o Ministério das Comunicações, estabelecida mediante assinatura do termos de adesão ao programa, efetuada pelo prefeito Valmir Monteiro, a cidade de Lagarto está sendo beneficiada inicialmente com um Telecentro. A utilização é destinada a população em geral.
FAXAJU
0 comentários:
Postar um comentário