onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Matemática das escolas nas praças de Aracaju

Alvo de desprezo e aversão por parte de muitos alunos, a Matemática é muitas vezes considerada uma ciência de difícil assimilação. Seu conhecimento é encadeado e cumulativo, o que torna o aprendizado mais complexo se a disciplina não for compreendida numa seqüência.
Propondo aproximar a sociedade dos saberes produzidos pela ciência e gerar novos conhecimentos, o projeto "A Matemática da escola vai à praça" apresenta nesses locais públicos de Aracaju diversas atividades, todas contemplando diferentes conteúdos relacionados à área. Essa forma prática de divulgação, que busca relação com o cotidiano dos alunos, pretende derrubar mitos e receios, despertando em seu lugar um espírito científico.
A idealizadora do projeto, professora Eva Alves, do departamento de educação, argumenta que o conhecimento matemático precisa precisa ser popularizado e transpor os muros escolares e acadêmicos, sendo direcionado também para a comunidade. "Desenvolvemos materiais manipuláveis para as crianças e vários jogos, propostas de problemas, teremos apresentações de teatro e música e exibição de filmes, todos relacionados à Matemática".
O ponto de partida é o Dia Nacional da Matemática comemorado em 6 de maio. Neste dia, a praça Fausto Cardoso será palco de uma exposição em homenagem à Malba Tahan, matemático, educador e escritor brasileiro. Sua vida e obra estarão expostos ao público, que terá também a oportunidade de resolver vários problemas propostos pelo matemático.
Resultando de um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec) e apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o projeto contemplará sete praças da cidade com uma atividade por mês. Os eventos terão sempre início às 9h e encerramento às 17h.
Confira o calendário de atividades:
Praça Fausto CardosoData: 6 de maioAtividade: exposição comemorativa do Dia Nacional da Matemática
Bairro Santa MariaData: 5 de junhoAtividade: apresentação de vídeos e filmes
Praça Dom José TomazData: 31 de julhoAtividade: apresentações musicais
Bairro MédiciData: 21 de agostoAtividade: roda de histórias
Bairro BugioData: 18 de setembroAtividade: apresentações teatrais
Bairro Pereira LoboData: 23 de outubroAtividade: jogando jogos matemáticos
Praça da BandeiraData: 20 de novembroAtividade: exposição, vídeos e filmes, apresentações musicais e teatrais, atividades lúdicas.

Fonte: Universidade Federal de Sergipe (UFS)

0 comentários:

INDICADORES