onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Brasil precisa de ampla política de melhoria do ensino, alerta Antônio Carlos Valadares

 

[Foto: senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)]

O Brasil precisa proporcionar às crianças carentes mecanismos de inserção e ascensão social, principalmente por meio da educação, defendeu nesta terça-feira (9) o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), propondo a criação de um Plano Educacional Nacional.

De acordo com o senador, ainda é muito grande o número de crianças brasileiras que abandonam os estudos antes dos 10 anos de idade para trabalhar e ajudar no sustento da família. Assim, destacou, inúmeras crianças sequer completam o clico de alfabetização.

- Qual a consequência imediata? Temos, desde logo, um deficiente social, já que sua capacidade de inserção plena na sociedade estará comprometida na exata medida em que não domina os conhecimentos básicos da língua portuguesa e das ciências que o permitiriam se relacionar com as pessoas e fatos sociais de modo crítico e interativo - disse.

A evasão escolar, disse Valadares, acaba por perpetuar a marginalização social e o empobrecimento de camadas da população. Para ele, o país precisa de uma ampla política de melhoria do sistema público de ensino que inclua apoio às famílias para que consigam colocar e manter as crianças nos bancos escolares.

Valadares acredita que uma escola pública "de qualidade, em horário integral e com atividades para-educativas" poderia facilitar a ascensão social de milhares de jovens carentes. Na opinião dele, chegou a hora dos dirigentes públicos trabalharem para reverter o "quadro de miserabilidade" do ensino brasileiro, para impedir o aumento da miséria e da desigualdade social.

- A escolha é clara: devemos investir maciçamente em ensino público fundamental, médio e superior e amparar as famílias pobres para que possam manter seus filhos nas escolas - resumiu.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) elogiou o discurso de Valadares por mostrar a importância que se deve dar à educação e indicar as atitudes necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

0 comentários:

INDICADORES