onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cristovam lamenta resultado do Conselho de Ética

Cristovam lamenta resultado do Conselho de Ética

[Foto: senador Cristovam Buarque]

Ao ocupar a tribuna, nesta quinta-feira (20), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou o resultado da sessão do Conselho de Ética, que culminou no arquivamento dos recursos apresentados ao arquivamento anterior das representações e denúncias contra o senador José Sarney (PMDB-AC) e da representação contra o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

- Eu me senti muito mais afinado com o povo nas ruas do que com meus colegas aqui dentro - disse o senador.

Junto com outros senadores, Cristovam exigiu a suspensão da sessão plenária da quarta-feira (19), logo após o seu início, para garantir a transmissão da votação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pela TV Senado. Ele disse que preferiu acompanhar o evento pela TV, enquanto fazia contato por telefone com pessoas que faziam o mesmo. Seu objetivo, informou, foi anotar o que as pessoas sentiam enquanto assistiam à reunião.

Algumas, segundo ele, disseram se sentir desrespeitadas com a total ausência de debates. Outras, prosseguiu, consideraram clara a existência de dois blocos previamente comprometidos com a absolvição mútua. De um eleitor, o senador ouviu que "o PT está cavando sua sepultura". De outro, em relação ao Senado, ele ouviu que "tiraram os pés da lama e colocaram nela a própria cabeça".

Não faltou, ainda segundo Cristovam, quem dissesse que não votará mais, ou quem defendesse o fechamento do Senado. Ele também ouviu alguém dizer que iria para as ruas, "porque de lá de dentro [do conselho] não sairia nada".

Em apartes, os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizaram Cristovam pelo esforço pela transmissão ao vivo da sessão do Conselho de Ética.

- Quem imaginar que o Senado vai continuar como se nada tivesse acontecido estará cometendo um erro - disse Jarbas.

Recurso

Em aparte, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) criticou a apresentação, pelo PSOL, de recurso à decisão do Conselho do Ética em relação às representações contra o senador José Sarney apresentadas pelo partido e pelo PSDB. Wellington disse que o grupo de senadores que apoiou a iniciativa está criando falsas expectativas junto à opinião pública, já que, pelo Regimento Interno do Senado, não cabe esse recurso ao Plenário.

Wellington Senado atribuiu a esses senadores o desgaste que tem sofrido o grupo de parlamentares que se posicionou de forma favorável ao presidente Sarney.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

0 comentários:

INDICADORES