onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Magistério: Iran fala em Maruim sobre importância do Sintese

Uma das mais recentes conquistas do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe) foi a filiação dos professores da rede municipal de Maruim ao sindicato.  Para garantir a qualidade da ação sindical no município, foi realizado um seminário de formação com os novos filiados. Um dos palestrantes foi o professor Iran Barbosa, deputado federal e ex-presidente do Sintese por duas gestões. O encontro foi realizado no auditório da Fapese, em Aracaju.

O deputado federal fez um retrospectiva histórica da luta dos trabalhadores através de suas organizações, antes e depois de fundados os sindicatos.  Iran Barbosa lembrou os movimentos como o Luddismo e o Boitoce , na Inglaterra; a Sabotagem, a Greve e o Cartismo, na França.  “É com a exploração ao máximo imposta pelo Capitalismo, durante a revolução industrial, que as organizações dos trabalhadores ganham fôlego na resistência. Nós, trabalhadores de hoje somos herdeiros dessa história de muita luta, com vitórias e derrotas, e temos a tarefa e responsabilidade de não deixar morrer a chama da luta por uma outra sociedade”, disse o deputado.

Iran Barbosa fez questão de ressaltar que a luta sindical é fundamental para os trabalhadores e os trabalhadores são fundamentais para os sindicatos. “É extremamente importante que os educadores e demais trabalhadores compreendam que a luta sindical não pode estar dissociada das lutas da política geral. Assim, temos que debater mais profundamente quais os desafios e papéis que os sindicatos desempenham nessa quadra da história. Uma questão que não mudou foi a superação desse modelo capitalista que conforme já está provado, não serve aos trabalhadores”, defendeu o deputado.

Depois de apresentar uma série de relatos sobre sua experiência na vida sindical, especialmente no Sintese, o deputado federal Iran Barbosa participou de um debate com os professores. “Minha saudação a todos vocês, que se mantenham firmes, na resistência, ampliando as organizações e mobilização, conscientes e engajados na grande tarefa que todos nós professores temos para os próximos períodos”, finalizou Iran.

FONTE:

http://www.iranbarbosa.com.br/noticias_exibir.php?noticia_id=1162

0 comentários:

INDICADORES