A polemica e o impasse entre o Síntese e a Secretaria de Educação do Estado continua, já que o secretario Jose Fernandes de Lima e Joel Almeida não chegam a um acordo sobre as entrevistas concedidas por ambos na semana passada.
Na manha desta quarta feira (18), o presidente do Síntese, Joel Almeida voltou a afirmar as acusações feitas com relação à SEED. Enquanto Joel concedia entrevista ao programa Liberdade sem Censura ratificando as acusações, Lima fazia o mesmo, defendo tudo que disse na entrevista, no programa Jornal da Ilha.
Joel voltou a afirmar que há diversas folhas de pagamentos, que o governo do estado não valoriza a classe e que as escolas estão abandonadas, enquanto isso o secretario Lima, afirmava à outra emissora, que o governo tem procurado atender os professores e que há por parte de um segmento do Síntese, o interesse em desestabilizar a secretaria.
José Lima acusou o Sintese de tentar criar uma idéia deturpada sobre o uso dos recursos do Fundeb. E explicou: “não se pode fazer saques indiscriminadamente, como disseram na denuncia. Mostrando slides e buscando números, José Fernandes revelou que o dinheiro do fundo está sendo usado, exclusivamente, para as suas finalidades, que são o pagamento de professores que estão em sala de aula. Lima disse também que há membros do Síntese que tem dois vínculos com o estado. “Isso não é ilegal, mas é imoral”, afirmou o secretario.
O Síntese afirma que há 15 Folhas. Com relação às folhas de pagamento do Fundeb, de janeiro de 2007 a julho de 2008 a SEED utilizou-se de 07 folhas de pagamento. A partir de agosto de 2008 a Secretaria de Educação instituiu as 15 folhas. Qualquer cidadão ou representante de órgão de controle externo que tiver acesso aos processos de pagamento identificará a proliferação das folhas de pagamento, quando a legislação prevê apenas três (Folha MDE, Folha Fundeb Profissionais do Magistério e Folha Fundeb Servidores Técnico Administrativos).
O SINTESE pede que o Tribunal de Contas do Estado - TCE averigúe os documentos. “Já que o secretário colocou em dúvida, quem precisa responder a SEED sobre as folhas de pagamento é a SEAD”, disse o diretor de Comunicação do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.
Fonte: FAXAJU
0 comentários:
Postar um comentário