onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Valadares: municípios não vão aguentar e podem demitir


O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) alertou da tribuna que a crise começou a afetar os municípios, com "quedas vertiginosas" nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Sustentou que "eles não vão aguentar o pagamento da folha de funcionários" e podem começar a demitir. Valadares mencionou a "situação dramática" do município de Simão Dias (SE), de onde já foi prefeito, onde os repasses do FPM caíram 30% "de uma hora para outra".

Valadares teme que a situação piore nos próximos meses, pois a crise financeira internacional "não dá sinais de arrefecimento" e o Fundo Monetário Internacional acaba de prever que haverá retração de 1% na economia mundial neste ano. Lembrou que o governo, que previa um crescimento de 3,5% neste ano, já revisou o orçamento e trabalha com 2%. Entretanto, disse, o mercado já calcula que a economia brasileira fechará 2009 praticamente estagnada.

O senador propôs ao governo, para amenizar a situação das prefeituras, que eleve em um ponto percentual a parcela do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que é destinada ao Fundo de Participação dos Municípios - hoje, as prefeituras recebem 22,5% da arrecadação destes impostos. O recurso adicional só poderia ser usado, conforme a proposta, em obras de infraestrutura, para aumentar a oferta de emprego.


Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

0 comentários:

INDICADORES