onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Encontro reúne secretários municipais de nove estados

O Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reunirá em Maceió e Brasília, entre os dias 23 e 27 de março, 626 secretários municipais de Alagoas, Sergipe e de todos os estados da região Norte, para que eles conheçam programas e ações da educação básica, com equipes disponíveis para sanear dúvidas.

Em Maceió, os 102 secretários municipais de Alagoas e os 15 de Sergipe, estarão reunidos no auditório do Hotel Matsubara, no Bairro Lagoa da Anta. Os secretários do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins se encontram em Brasília, no salão Murano, da Academia de Tênis.

Esses encontros fazem parte de uma série de 11 reuniões regionais programadas para atender os 5.563 secretários municipais – principalmente aqueles que assumiram o cargo este ano. Para facilitar o acesso aos conteúdos e programas da educação básica, cada secretário receberá no começo do encontro um computador portátil (laptop), doado pelo MEC à prefeitura, para uso do gestor que estiver ocupando o cargo. O equipamento tem internet banda larga e traz todos os programas da educação básica.

Entre dezenas de ações que o MEC desenvolve em linha direta com os municípios, os secretários vão conhecer programas de distribuição de laboratórios de informática, computadores, acesso à internet banda larga nas escolas; linhas de créditos para aquisição de ônibus escolares para estudantes da área rural; apoio à construção de creches; programas de formação inicial e continuada de professores e de educação de jovens e adultos, além do Educacenso, da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Desde abril de 2007, todas as ações da educação básica estão inseridas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A partir do PDE e da assinatura do Compromisso Todos pela Educação, os municípios começaram a elaborar os planos de ações articuladas (PAR), que são um diagnóstico e um planejamento feitos pelas prefeituras para o período de 2007 a 2011.

Durante o evento, estarão à disposição dos secretários municipais dirigentes e técnicos de todas as áreas e secretarias do MEC que tratam da educação básica, além das três autarquias: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Agenda – Com os encontros de Brasília e Maceió, já terão sido realizadas nove reuniões de trabalho entre o MEC, a Undime e os municípios. Entre os dias 30 de março e 3 de abril, será a vez dos secretários municipais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul participarem do evento.

Assessoria de Comunicação Social

0 comentários:

INDICADORES