onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Cidade de Lagarto vai abrir Encontro Estadual de Bibliotecas

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, realizará este ano 4 Encontros Territoriais, com o objetivo de reunir os Gestores de Cultura e responsáveis pelas bibliotecas municipais, a fim de discutir a Política do Livro e da Leitura, oferecendo mecanismo para o uso e dinamização das referidas bibliotecas.

Em 2008, a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas realizou visitas técnicas em quase todos os municípios sergipanos, a fim de diagnosticar a realidade de cada biblioteca. Baseado neste diagnóstico é que foi pensada a realização de Encontros Municipais, por Territórios, com o objetivo de qualificar os dirigentes de bibliotecas públicas e seus auxiliares para o desenvolvimento de ações mais efetivas e continuadas por parte destas instituições biblioteconômicas, uma vez que os problemas e dificuldades se repetiam em quase todas as bibliotecas visitadas.

Na maioria dos municípios, a biblioteca pública não faz parte da paisagem urbana como fazem o correio, o banco, o hospital, a igreja e a escola. É necessário que ela se faça conhecer para atingir os usuários em potencial. Deve ter seus serviços valorizados pelos que tomam decisão, pelos políticos e pelo público em geral. Para tanto, deve funcionar em espaço adequado, acervo organizado, verba específica para atualização do acervo, recursos humanos qualificados, ações de incentivo à leitura, enfim, uma política municipal do livro e da leitura.

O primeiro Encontro será realizado, no dia 31 de março, em Lagarto, com a participação das cidades dos Territórios Sul e Centro-Sul Sergipano: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhi, Tomar do Geru, Umbaúba, Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.

Os demais estão previstos para os dias 28 de maio, em Itabaiana, 2 de julho, em Carmópolis e 30 de julho, em Própria.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura Oficial

9h15 - Momento Cultural – Grupo Prosart de Contadores de Histórias – Aracaju

9h30 – Biblioteca Pública: princípios e diretrizes.
Palestrante: Maria Sônia Santos Carvalho
Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
Diretora da Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dória

10h15 – Lanche

10h30 – Biblioteca Pública X Escola: local de formação de leitores
Palestrante: Maria Zilma Elma Lima
Pedagoga e Membro do Comitê Sergipano do Proler

11h15 – Dinamização de Bibliotecas Públicas
Palestrante: Claudia Stocker
Diretora da Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes – Aracaju
Presidente da Associação dos Bibliotecários de Sergipe.

12h – Almoço

14h às 15h – Oficinas - Planejamento e Rotinas de Trabalho em Bibliotecas

15h15 – Lanche

16h – Momento Cultural (apresentação local)

16h30 - Encerramento

DEP. IRAN BARBOSA

0 comentários:

INDICADORES