onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

MEC divulga 40 questões-modelo do novo Enem

JornaldaCidade.Net

Aracaju (30 jul) - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou um compilado de 40 questões-modelo do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São dez questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Serão quatro arquivos em formato PDF, cada um com o devido gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas as questões.

A mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades. Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do cidadão.

A divulgação dos itens-modelo visa aproximar os futuros participantes da nova estrutura de prova do Enem, reformulado neste ano. O gabarito vai permitir a checagem das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota dentro da nova escala proposta para o Enem 2009, em teoria de resposta ao item (TRI).

Datas das provas

É importante lembrar que cada um dos quatro testes do Enem 2009 será composto por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro, sábado, serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.

Em 4 de outubro, domingo, serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata das proficiências de todos os participantes do exame.

Enem na UFS

A partir deste ano, o Enem passa a ser utilizado pela UFS no aproveitamento das vagas remanescentes do vestibular 2010. Essas vagas originam dos cursos cujo número de aprovados no vestibular é inferior à quantidade ofertada. Essa medida não afeta a política de cotas, a ser praticada pela primeira vez, nem o tradicional sistema seriado.

Fonte: Portal UFS

0 comentários:

INDICADORES