onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Renan veta Valadares para o Conselho de Ética

Aliche e mussarela

A reação apática da oposição à manobra da tropa de choque de Renan Calheiros (PMDB-AL), que conseguiu emplacar o octogenário Paulo Duque (PMDB-RJ) na presidência do Conselho de Ética, foi precedida de uma reunião de generais do Senado, em caráter reservado, na noite de terça-feira.

A conversa foi na casa do líder do DEM, José Agripino (RN), e reuniu outros quatro líderes: Renan, Arthur Virgílio (PSDB-AM), Romero Jucá (PMDB-RR) e Gim Argelo (PTB-DF). Renan e aliados deixaram claro que vetariam Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para presidir o conselho. O recado ficou nas entrelinhas: há munição de sobra de ambos os lados, e o melhor seria usar o recesso para "acalmar os ânimos".

Na moita. Renan chegou a negar que tivesse participado da reunião na véspera, apesar de todos os relatos em contrário. O anfitrião Agripino não comunicou o teor da conversa nem no Twitter, no qual é assíduo, nem aos liderados.

Anéis e dedos. Um cacique tucano resumiu o espírito do acordo: "Chegou a um ponto que era mais importante ter CPI do que brigar pelo comando do Conselho de Ética".

Tô fora. Derrotado na tentativa de fazer de Valadares presidente do conselho em aliança com a oposição, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), nem apareceu na sessão que elegeu Duque.

Também quero. Depois de Valadares e João Ribeiro (PR-TO), que renunciaram ao conselho, uma nova baixa pode ser registrada. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) revelou desconforto com a função, pelo fato de integrar a Mesa Diretora da Casa.

Matéria completa para assinantes da Folha de São Paulo

0 comentários:

INDICADORES