onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Programa faz mobilização pela segurança nas escolas

Um mapeamento da violência em escolas públicas e privadas de Sergipe. Com o intuito de atingir determinado objetivo, o programa Cidadania e Paz nas Escolas realiza na segunda-feira, às 9 horas, no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, uma mobilização estadual com o tema “Segurança com cidadania nas escolas: participe dessa mudança”.
Segundo informações da professora Djanira Montalvão, coordenadora executiva do programa, a mobilização reunirá cerca de 140 representantes que pretendem divulgar e mobilizar as comunidades escolares sergipanas a participarem da I Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontecerá no mês de agosto, em Brasília.
“Durante o evento iremos distribuir uma questionário com 99 questões. O nosso intuito é que os diretores de todas as escolas públicas e privadas em Sergipe respondam o material. Iremos encaminhar o resultado a Brasília para que posteriormente tenhamos um diagnóstico preciso para implementarmos políticas públicas específicas e eficazes em nosso Estado”, destacou a professora Djanira.
A mobilização pretende envolver a comunidade escolar na construção de um novo modelo de política de segurança pública para Sergipe. “Esse evento irá estimular alunos, pais e mestres a propor mudanças para situações de violência enfrentadas dentro e fora do ambiente escolar”, explicou a professora Josefa Mesquita, técnica do programa Cidadania e Paz nas escolas.
Desde o mês de abril o programa Cidadania e Paz nas Escolas está promovendo conferências livres sobre segurança em escolas das redes particular e estadual de ensino. Nos dias 28, 29 e 30 de julho, no auditório do Centro de Convenções, acontece a Conferência Estadual de Segurança Pública. Nesta conferência serão escolhidos os delegados que participarão da Conferência Nacional, em Brasília. 
“Sergipe possui uma deficiência no que se refere ao diagnóstico da violência escolar. Esse levantamento de dados que será iniciado nesta mobilização é apenas um dos caminhos que devemos seguir para beneficiar as escolas locais”, reforçou a professora Djanira.
Participantes

A mobilização contará com as presenças confirmadas da mobilizadora nacional das Escolas e Juventude, Amanda Ayres, ligada ao Ministério da Justiça, e do secretário de Educação do Estado de Sergipe, José Fernandes Lima.
Confira as datas

Entre os dias 20 e 28 de julho, o programa estará realizando mobilização em Sergipe com o intuito de obter o máximo de questionários possíveis das escolas sergipanas. No dia 31 de julho, o material será encaminhado ao Ministério da Justiça. Entre os dias 28 e 30 de julho acontece a Conferência Estadual de Segurança Pública em Sergipe. Já a Conferência Nacional de Segurança Pública ocorre de 27 a 30 de agosto.
Cidadania e Paz nas Escolas
O programa tem como objetivo combater a violência física, psicológica, simbólica e ao patrimônio, levando cada aluno de escola pública a conhecer e valorizar uma cultura de paz. Para atingir esse objetivo, os professores e policiais militares que participam do programa promoverem palestras e exposições sobre ética, cidadania e conflitos nos ambientes escolares.
A primeira fase do programa vai contemplar 30 escolas da rede pública estadual da capital e do interior do Estado. O programa complementa o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). É desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Companhia de Segurança Escolar da Polícia Militar e com a Secretaria de Educação.

JORNAL DA CIDADE

0 comentários:

INDICADORES