onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Avião cai no Irã e mata 168 pessoas a bordo

 

 Foto: Divulgação


TEERÃ (Reuters) - Um avião de passageiros Tupolev caiu no noroeste do Irã quando voava para
a Armênia ontem, matando todas as 168 pessoas a bordo, disse a mídia iraniana.
“A bordo havia 151 adultos, 2 crianças e 15 tripulantes”, disse à Reuters Arlen Davudyan, representante da Caspian Airlines em Yerevan, no aeroporto da capital armênia.
“15 ou 16 minutos depois de decolar o avião caiu perto da cidade iraniana de Qazvin, a cerca de
150 quilômetros de Teerã”, afirmou.
Segundo ele, a aeronave acidentada era um modelo Tu-154, de fabricação russa. As causas do acidente ainda não estavam claras e a caixa-preta ainda não havia sido encontrada.
A aeronave, da empresa Caspian Airlines, carregava 153 passageiros e 15 tripulantes, disse Reza Jafarzadeh, porta-voz da autoridade de aviação iraniana, à mídia estatal. O avião ia de Teerã a Yerevan.
A agência semioficial Far News citou uma importante autoridade provincial, Sirous Saberi, dizendo que o avião havia sofrido problemas técnicos antes de tentar fazer um pouso de emergência.
“Infelizmente o avião pegou fogo no ar e caiu... Diferentes partes pequenas desse avião podem
ser vistas no chão”, afirmou.
Partes de corpos
A TV estatal mostrou imagens de destroços do avião e de algumas partes de corpos. Oito membros da seleção iraniana júnior de judô e dois treinadores estão entre as vítimas, segundo a agência de notícias semioficial Mehr News.
Esse foi o terceiro acidente mortal com um Tupolev Tu-154 no Irã desde 2002 e o mais grave na república islâmica desde 2003, quando um Ilyushin Il-76, também de fabricação russa, colidiu com uma montanha.
“Foi um grande desastre, com pedaços da aeronave espalhados por uma área de 200 metros quadrados”, disse um bombeiro à TV estatal iraniana.
“Houve uma explosão que deixou uma vala de dez metros de profundidade no chão. Não
pudemos fazer nada. Nós tentamos apagar o fogo da melhor maneira que pudemos”, disse ele.
Outras imagens de TV mostraram uma grande cratera aberta no solo de uma propriedade rural, com destroços metálicos espalhados pela área. Uma fumaça subia no local, enquanto a polícia e curiosos se aglomeravam ao redor.
Totalmente destruído
“O Tupolev foi totalmente destruído e os corpos, infelizmente, foram totalmente queimados e destruídos. Todos a bordo estão mortos”, disse o comandante da polícia de Qazvin, Massoud Jafarinasab.
A agência de notícias oficial Irna informou que o avião caiu por volta das 11h33 (4h03 no horário de Brasília) perto da cidade de Qazvin. Mas Jafarinasab disse depois à TV estatal que este foi o horário em que o avião decolou do aeroporto Imã Khomeini, na capital iraniana.
O Irã registrou diversos grandes acidentes aéreos na última década, alguns deles envolvendo aviões Tupolev.
A fabricante norte-americana Boeing não exporta uma aeronave ao Irã desde 1979, quando o governo dos EUA impôs sanções contra Teerã.
Sem reposição
Essas sanções também impediram o país de adquirir peças de reposição para aviões dos EUA comprados anteriormente ou de comprar aviões europeus que utilizam motores fabricados nos Estados Unidos, como modelos da Airbus.
Em setembro de 2006, 29 pessoas morreram quando um Tupolev 154 da Iran Air Tour pegou fogo ao aterrissar na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Em 2002, todas os 118 passageiros morreram quando um outro Tupolev 154 da Iran Air Tour caiu perto da cidade de Khorramabad, no oeste do Irã.
Davudyan, da Caspian Airlines, disse que entre 20 e 25 passageiros eram armênios. O Irã abriga cerca de 100 mil pessoas da etnia armênia, muitas das quais frequentemente usam voos entre Teera e Yerevan para visitar parentes no país vizinho.

JORNAL DA CIDADE

0 comentários:

INDICADORES