onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

LEITORA ´ATIRA´ NA SEED, SINTESE E USES

A redação do FAXAJU on-line recebeu, nesta quarta-feira (18), e-mail do leitor Lucas Melo, que envia comentário de Suzi Francy, no qual faz duras criticas à estrutura interna da Secretaria de Educação de Sergipe. Lucas Melo, diz que “Suzi Francy com certeza não pertence à Articulação de Esquerda (PT), não compõe a Direção do Sintese e possivelmente não está participando do movimento grevista dos professores, pois no mesmo texto que critica a Secretária de Educação do Estado, critica o Sintese e membros da esquerda do PT”, afirma Lucas.

Segundo Lucas Melo, Suzi Francy, através do blog do jornalista Cláudio Nunes, diz o seguinte: “concordo plenamente e conscientemente com o que foi publicado em relação ao Sintese e as GEARCS. Este agrupamento tem várias gratificações, na ASPLAN, no DASE, na DEA e em vários outros setores da Educação. As gratificações são justas para quem realmente tem competência técnica e política de mudar a história perversa da educação em Sergipe”.

E Continua, “quando falo política é porque deve entender o projeto político que o PT sempre defendeu e o governador tenta colocar em prática. No entanto temos grupos, um bando, de pessoas que quer atrapalhar. Não é só a dita esquerda, que de esquerda não tem nada, só o bolso e o discurso sectário. Mas temos uma SEED sem oxigenação, sem caminhar e mudar como o governador gostaria e toda sociedade. O que está acontecendo? A incompetência no gerenciamento, segundo afirma Suzi Francy, “nas áreas de gestão e vários outros setores da SEED estão inertes. As pessoas não têm a capacidade técnica de entender a rede estadual, algumas não sabem nem o que é PROFIN, PDE que são programas que levam dinheiro até às Escolas e trabalham nas áreas de orçamento e planejamento”.

Ela vai mais alem em suas afirmações. “A Sede não sabe e, pior ainda, as escolas que solicitam explicações e recebem várias informações desencontradas. Falando em escolas, temos um caso preocupante, que não é de reforma da unidade, mas de atitude dos gestores - os grandes colégios de Aracaju perderam aluno pelo modo como tratam os educando, ou melhor, destratam. Os colégios que tinham 10 turmas de terceiros anos reduziram para 4(quatro). um absurdo em termos de evasão. Ninguém comenta isto, é preocupante. O que queremos que mude é justamente o modo de como olhar a escola pública, resignificar o espaço escolar. Não é só o salário, o prédio, é o novo projeto que deve começar a aparecer para toda sociedade.

Suzi Francy, prossegue fazendo duras criticas a assessoria da SEED e a relação existente entre esta Secretaria e a USES, nos seguintes termos: [...]”Os problemas mostrados pelo Sintese com certeza são verdadeiros. São erros grosseiros pela incompetência, falta de conhecimento da legislação educacional e principalmente a lei do FUNDEB. Outro fato, que me parece mais uma fábula, uma estória do nariz grande, as pessoas as vezes não acreditam, as pessoas que confiam ainda neste Governo, as pessoas de caráter, que não se utilizam o erário público. Suzi continua afirmando que há assessores na SEED que desconhecem a rede estadual e que estiveram em outros governos.

“Alguns assessores de Lima , continua ela, doutor em Física, uma pessoa de notório saber em Física, possui assessores que nunca discutiram educação, não conhecem a rede estadual e sempre estiveram em Governos passados.É o caso do Fábio Leite irmão do Júnior Leite, este Fábio nem curso universitário possui, sempre viveu dentro da USES para se dar bem. Infelizmente estão se dando bem no PT. Justamente o PT que sempre formou uma juventude coerente com suas idéias e práticas. Hoje o Fábio e outros ganham R$ 3.900,00, para simplesmente ser o elo entre a SEED e os estudantes. Estudantes estes que tem em média 30 anos e vivem de cargos hoje na Educação e Saúde sem qualificação alguma. Quero acreditar que o Governador não tenha conhecimento dos absurdos relacionados a assessoria do Secretário de Educação. Como vamos modificar a educação neste Estado neste estado de coisas.

Lucas Melo acha que talvez estas denúncias expliquem o fervor das defesas feitas pelos membros da USES, ao Secretário de Educação do Estado, num programa matinal de rádio do dia de hoje, 18/03/09. Estas críticas não partiram da Esquerda do PT, mais com certeza merecem ser respondidas pelo Secretário de Educação, comenta Lucas melo

0 comentários:

INDICADORES