Estudo feito pela consultoria A.T. Kearney, a pedido da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostrou que as exportações do setor passaram de US$ 800 milhões em 2007 para US$ 1,4 bilhão no ano passado.
O levantamento demonstrou, ainda, que o Brasil ocupa a quinta posição mundial como destino para offshore outsourcing (modalidade de terceirização de serviços feita fora do país de origem). Essa colocação representa um aumento significativo em relação a 2005, quando o país ocupava o décimo lugar.
Os empresários, no entanto, acreditam que o país tem condições de exportar mais:
O levantamento demonstrou, ainda, que o Brasil ocupa a quinta posição mundial como destino para offshore outsourcing (modalidade de terceirização de serviços feita fora do país de origem). Essa colocação representa um aumento significativo em relação a 2005, quando o país ocupava o décimo lugar.
Os empresários, no entanto, acreditam que o país tem condições de exportar mais:
O estudo está mostrando que estamos no caminho certo para nos inserirmos no mercado internacional. Por que não fazer? O que está faltando é cair a ficha. E não adianta cair a ficha só da Brasscom ou só de um setor do governo. Precisa ser uma coisa mais ampla para começar a acontecer, comentou Ricardo Saur, diretor da Brasscom.
Empresas brasileiras de tecnologia de informação e comunicação querem aproveitar o cenário de crise global para exportar mais. No entanto, elas esbarram na burocracia do Estado para regulamentação de leis de incentivos e na própria falta de musculatura do setor, pulverizado em micro e pequenas empresas.
A lei de incentivo foi aprovada no ano passado por ocasião do anúncio da política industrial, mas para entrar em vigor precisa ser regulamentada. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, não especificou data para a regulamentação, mas reconheceu a necessidade de que a lei comece a vigorar.
“A regulamentação da lei está demorando um pouco, mas está para ser feita brevemente”, disse.
Referência : Agência Brasil - Luciana Lima
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