onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

IR: multa para quem não enviar declaração é de R$ 165

A dez dias do prazo final de entrega da declaração do imposto de renda (30), mais da metade dos contribuintes ainda não enviou os dados de sua movimentação financeira em 2008 para a Receita Federal, segundo informações divulgadas hoje pela instituição. Das 25 milhões de declarações esperadas para este ano, apenas 11,6 milhões foram entregues até a manhã de hoje (20), o que representa apenas 46% delas. Aqueles que não enviarem os dados dentro do prazo, terão que pagar multa de R$ 165,74.

De acordo com a contadora Dora Ramos, que atua há vinte anos no mercado contábil-administrativo, na hora de preparar a declaração do imposto de renda toda a atenção é pouca. É preciso que o contribuinte esteja preparado para evitar erros básicos que podem dificultar a situação com o fisco.

A contadora aconselha aqueles que ainda não entregaram a declaração que apresentem comprovantes bancários sobre a sua movimentação financeira e tenham em mãos recibos de compras feitas ao longo de 2008. Já que qualquer incompatibilidade com a Receita pode fazer o contribuinte cair na malha fina do governo.

Só em 2007, 479 mil pessoas tiveram de explicar o motivo de os números declarados à Receita não serem compatíveis com suas rendas ou com os pagamentos recebidos por terceiros, segundo informações da instituição.

Dora recomenda atenção aos menores detalhes durante a preparação da declaração, para não transformar um simples pagamento em prejuízo na hora do acerto de contas com o Leão.

Faxaju

0 comentários:

INDICADORES