onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Presidente do STF é acusado de destruir imagem da Justiça brasileira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou veementemente o presidente da instituição, Gilmar Mendes. Durante uma sessão nesta quarta-feira (22), os dois ministros entraram em um bate-boca e Barbosa afirmou que a gestão de Mendes, a frente da maior instituição jurídica do país, está destruindo a imagem da Justiça brasileira.

O bate-boca se deu quando Barbosa discordou dos encaminhamentos dados por Mendes a recursos contra duas leis julgadas inconstitucionais pelo STF.

O presidente do STF retrucou, dizendo que quem o acusava não tinha condições de dar lição em ninguém. Em seguida, Barbosa afirmou que Mendes deveria sair às ruas para ouvir o que pensa o povo, ao invés de privilegiar a aparição na mídia. Ao final, o ministro ainda pediu respeito da parte do presidente, afirmando que se dirigir a ele não era falar com “os seus capangas do Mato Grosso”.

Após intervenção do ministro Marco Aurélio, a sessão foi encerrada e Mendes reuniu alguns ministros em seu gabinete. Horas depois, oito ministros lançaram uma nota reafirmando a confiança no presidente.

Mendes, que foi assessor do ex-presidente Collor, se envolveu em várias polêmicas recentemente. Uma delas foi mandar soltar por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, investigado pela Polícia Federal. Muitos juristas consideraram que a postura de Mendes fortalece a imagem de que a Justiça, no Brasil, só funciona em favor dos ricos.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.

0 comentários:

INDICADORES