Obras de reparo vão custar pelo menos R$ 500 mil para prefeitura baiana. Acidez de urina é responsável pela corrosão das ferragem dos pilares.
Engenheiros da Prefeitura de Salvador detectaram que a prática de aliviar a bexiga fazendo xixi em pontos considerados discretos pela população masculina está colocando em risco a estrutura de pelo menos um viaduto e de cinco passarelas da capital baiana. Segundo a Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), a acidez da urina infiltrou no concreto e expôs a armação de ferro dos pilares das construções.
O responsável pela Sucop, Luciano Valadares, disse que o reparo dos danos provocados pela urina na estrutura de um viaduto, na Avenida Vasco da Gama, entre os bairros de Brotas e da Federação, vai custar R$ 500 mil aos cofres públicos. A urina do baiano é tão ácida que abalou a estrutura de um viaduto como esse. As pessoas precisam perder esse hábito de fazer xixi na rua.
Valadares informou que não sabe como a administração municipal vai trabalhar para conscientizar a população a deixar de urinar sob viadutos e passarelas. A minha parte eu estou fazendo. Colocamos banheiros químicos nas obras de reparação dos danos.
Além do viaduto na Avenida Vasco da Gama, o superintendente informou que uma passarela, instalada na Avenida Centenário, também está com os pilares corroídos pelo xixi. A urina é a principal causa da corrosão da armação de ferro dos pilares. Ela pode provocar a queda de toda a estrutura.
Equipes da Sucop devem iniciar os reparos em duas passarelas, na mesma Avenida Vasco da Gama, e em uma outra, na Avenida Tancredo Neves, ainda nesta semana. A reforma no viaduto já começou há 45 dias, mas deve demorar mais tempo, pois estamos calçando toda a construção para trocar os pilares, disse Valadares.
Ele afirmou ainda que uma nova argamassa está sendo aplicada nos pilares para suportar a possível insistência do pedestre seguir aliviando a bexiga em praça pública. Usaremos uma argamassa polimérica, que é mais resistente. Além disso, vamos pintar todos os pilares, de todos os viadutos e passarelas de Salvador, com tinta epóxi, que é mais resistente ao ácido da urina, disse o superintendente.
1 comentários:
OS ATUAIS GOVERNANTES BAIANOS,OS DO MUNCÍPIO DE SALVADOR E OS DO ESTADO, SÃO INCAPAZES E MEDÍOCRES. ADOTAM COMO ESTRATÉGIA JUSTIFICAR SUA INCOMPETÊNCIA ATRIBUINDO A CAUSAS NATURAIS OU A FATOS SOCIAIS A ORIGEM DE PROBLEMAS QUE SÃO RESULTADO DE FALTA DE GESTÃO PÚBLICA. PODEREMOS TER ACIDENTE MUITO MAIS GRAVE DO QUE O QUE HOUVE NO ESTÁDIO DE FUTEBOL. A PRINCIPAL ESTAÇÃO DE ÔNIBUS DE SALVADOR, A ESTAÇÃO DA LAPA,POR ONDE PASSAM 400 MIL PESSOAS POR DIA, OFERECE RISCO SERIÍSSIMO À POPULAÇÃO.E NÃO TERÁ SIDO O XIXI EM SUAS ESTRUTURAS!PRECISA HAVER ANÁLISE CRÍTICA DE TAIS NOTÍCIAS, PLANTADAS POR ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DE GOVERNANTES IRRESPONSÁVEIS E DIVERSIONISTAS.ESSE MESMO PREFEITO ,JOÃO HENRIQUE BARRADAS CARNEIRO, E O PT PRECISAM JUSTIFICAR O QUE HOUVE NA SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL EM SEU PRIMEIRO MANDATO, ONDE UM FUNCIONÁRIO,QUE CUIDAVA DE FINANÇAS, EM SETOR QUE MOVIMENTAVA 30 MILHÕES DE REAIS POR MÊS, FOI BRUTALMENTE ASSASSINADO.ATIRADO DE UMA DAS JANELAS DO EDIFÍCIO. OBRA DA NATUREZA OU FATO SOCIAL PROSAICO? NADA DISSO! BARBÁRIE! CRIME! CORRUPÇÃO! ATOS MEDONHOS QUE NÃO PODEM SER OFUSCADOS POR DISTORÇÕES MENTIROSAS E ACANALHADAS COMO AS DE AGORA, SOBRE PASSARELAS E VIADUTOS.
Postar um comentário